SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Regência Verbal


Parte 1: verbos que causam dúvidas

# NAMORAR

Qual é o certo?

Bonifácio namora Maria.
Bonifácio namora com Maria.


O correto é “Bonifácio namora Maria”. Namorar é um verbo transitivo direto: não exige preposição (liga-se diretamente ao complemento). Portanto, não esqueça: o verbo “namorar” não exige o “com”

Com quem Bonifácio namora? (errado)
Quem Bonifácio namora? (certo)

Bonifácio namora com Maria (errado)
Bonifácio namora Maria (certo)





# PREFERIR

Outro verbo muito interessante vem no próximo exemplo. 

Qual é o certo? 

Geraldo prefere matemática do que filosofia
Geraldo prefere matemática à filosofia 




O correto é “Geraldo prefere matemática a filosofia”. Todo mundo fala “eu prefiro isso do que aquilo”, mas não se usa o termo “do que” para o verbo preferir, mas sim o “a”: “eu prefiro isso aquilo”.

Sim, eu sei: é estranho, tanto que, às vezes, eu mesmo prefiro falar errado a pensarem que eu estou falando errado.


Agora, vejamos essa próxima:

#(DES)OBEDECER

Geraldo obedece o aviso
Geraldo obedece ao aviso
Um aviso bem útil
O correto é “obedece ao aviso”. O verbo obedecer é transitivo indireto, portanto você precisa literalmente enfiar a preposição “a” entre ele e seu complemento. Portanto, sempre diga “eu obedeço AOS meus pais”. Bem... no caso de desobedecer, a regra vale também: “eu desobedeço AOS meus pais” e, no exemplo, seria “Geraldo desobedece AO aviso”. Está errado falar “obedeço ofulano, obedeço o ciclano”.




OBS:  O “AO” é a junção de “A” mais “O”. Se tiver uma palavra feminina depois do verbo, o “O” vira “A” e a junção é “A” com “A”. A fusão de dois “A” é o “A” craseado (à). Ex: Geraldo obedece à advertência (advertência=palavra feminina)

Para finalizar essa primeira parte, vejamos esse caso: 

#DESFRUTAR/USUFRUIR

Geraldo desfruta de seu carro novo
Geraldo desfruta seu carro novo

O correto a se dizer é “Geraldo desfruta seu carro novo”. Desfrutar é verbo transitivo direto, assim como o verbo “usufruir”. Portanto, é errado dizer, por exemplo: “fulano desfruta do final da tarde”. O correto é “fulano desfruta o final da tarde”...

Agora, depois dessas explicações, você concluiu a 1ª parte da Regência Verbal. Dê mais uma lida nos seis verbos que acabamos de ver e vamos para a segunda parte dessa epopeia.

Fonte:Gramaticando

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }