SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 29 de março de 2013

A HISTÓRIA DA PÁSCOA E A SANTA CEIA





Surgimento
1 O Senhor Deus falou com Moisés e Arão no Egito. Ele disse: — Este mês será para vocês o primeiro mês do ano. 3 Diga a todo o povo israelita o seguinte: no dia dez deste mês cada pai de família escolherá um carneirinho ou um cabrito para a sua família, isto é, um animal para cada casa. 4 Se a família for pequena demais para comer o animal inteiro, então o dono da casa e o seu vizinho mais próximo o comerão juntos, repartindo-o de acordo com o número de pessoas e a quantidade que cada um puder comer. 5 O animal deverá ser um carneirinho ou um cabrito sem defeito, de um ano. 6 Vocês o guardarão até o dia catorze deste mês, e na tarde desse dia todo o povo israelita matará os animais. 7 Pegarão um pouco do sangue e o passarão nos batentes dos lados e de cima das portas das casas onde os animais vão ser comidos. 8Nessa noite a carne deverá ser assada na brasa e comida com pães sem fermento e com ervas amargas. 9 A carne não deverá ser comida crua nem cozida; o animal inteiro, incluindo a cabeça, as pernas e os miúdos, será assado na brasa. 10 Não deixem nada para o dia seguinte e queimem o que sobrar. 11 Já vestidos, calçados e segurando o bastão, comam depressa o animal. Esta é a Páscoa de Deus, O Senhor. 12 — Nessa noite Eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primeiros filhos, tanto das pessoas como dos animais. E castigarei todos os deuses do Egito. Eu Sou O Senhor. 13 O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga. 14Comemorem esse dia como festa religiosa para lembrar que Eu, o Senhor, fiz isso. Vocês e os seus descendentes devem comemorar a Festa da Páscoa para sempre.
Êxodo 12:1 a 14 (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)


A Primeira Páscoa
21 Moisés mandou chamar todos os líderes do povo e disse: — Escolham carneiros ou cabritos e os matem para que todas as famílias israelitas possam comemorar a Páscoa. 22 Peguem um galho de hissopo e o molhem no sangue que estiver na bacia e passem nos batentes dos lados e de cima da porta das suas casas. E que ninguém saia de casa durante toda a noite. 23Quando o Senhor passar para matar os egípcios, verá o sangue ali nos batentes e não deixará que o Anjo da Morte entre nas suas casas para matá-los. 24 Vocês e os seus descendentes devem obedecer a essa ordem para sempre. 25 Quando entrarem na terra que o Senhor lhes dará, como prometeu, vocês deverão continuar realizando essa cerimônia religiosa. 26 Quando os seus filhos perguntarem: “O que quer dizer essa cerimônia?”, 27 vocês responderão: “É o sacrifício da Páscoa em honra do Senhor Deus, pois no Egito Ele passou pelas casas dos israelitas e não parou. O Senhor matou os egípcios, mas não matou as nossas famílias.” Então os israelitas se ajoelharam e adoraram a Deus, o Senhor. 28 Depois foram e fizeram tudo o que ele havia ordenado a Moisés e Arão.
Êxodo 12:21 a 28 (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)



A Santa Ceia do Senhor
   A Cidade de Jerusalém esteve agitada durante todo o dia de 14 de Nisã. Era uma quinta-feira... Eram os judeus chegando para as festividades de Páscoa; instituída na Lei de Moisés. Aquela comemoração fazia lembrar para eles o dia em que Deus os havia tirado milagrosamente do Egito. Libertando-os da escravidão imposta pelos faraós durante mais de 400 anos. Enquanto dia, a cidade esteve repleta e agitada, Mas, à noite começou a cair e em meio ao silêncio, o cheiro de carneiro assado tomou conta do ar. Milhares de pessoas estavam preparando-se para este evento, a celebração anual da Páscoa.
   Nesta mesma noite (14 de Nisã), um judeu muito especial chamado Jesus e mais 12 seguidores reuniram-se numa sala de sobrado para celebrarem, também, esta mesma Páscoa anual. Depois de terem comido a refeição pascoal, Judas, o traiçoeiro, saiu da sala para trair seu Mestre. Aos onze que ficaram Jesus prosseguiu... E, introduziu neste ritual, a Santa Ceia do Senhor. Conhecida também como a Comemoração ou o Memorial pela Sua morte. – João 13:21, 26 e 30.
   Este é o único acontecimento que se ordenou que os cristãos comemorassem. Este evento é tão importante devido ao seu significado. Pois, na morte sacrifical de Jesus está nossa esperança de perdão de pecados e perspectiva futura de vida eterna.
 “Então Jesus pegou o cálice de vinho, deu graças a Deus e disse: — Peguem isto e repartam entre vocês. Pois eu afirmo a vocês que nunca mais beberei deste vinho até que chegue o Reino de Deus. Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: — Isto é o Meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de Mim. Depois do jantar, do mesmo modo deu a eles o cálice de vinho, dizendo: — Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo Meu sangue, derramado em favor de vocês.”Lucas 22:17 a 20 (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

   O pão sem fermento (carne) simboliza o corpo de Cristo, sem pecado, em favor da humanidade, de uma vida futura melhor (salvação). O vindo, simbolizando seu sangue derramado em favor de perdão dos pecados de muitos. Por outro lado, este sangue precioso, significava também o novo pacto. Os apóstolos, sendo judeus praticantes da Lei Mosaica, conheciam bem a profecia de Jeremias a respeito deste pacto. – Leia Jeremias 31:31 a 33. As palavras de Jesus indicavam que naquela ocasião, isto é, no momento exato em que se comemorava a Ceia do Senhor, Ele estava inaugurado, por assim dizer, esse Seu novo pacto que substituiria o pacto da Lei que Deus fizera no passado com Israel, por intermédio de Moisés. Ou melhor, o Seu sacrifício verdadeiramente serviria para validar o Novo Pacto, ou seja, a Nova Aliança.
   Imagine Deus, O Pai amoroso de Jesus acompanhando o terrível sofrimento do Seu Precioso e Único Filho. Deus viu e ouviu fortes clamores de lágrimas de Jesus no Jardim do Getsêmani. Os açoites e a maneira desumana como foi pregado na cruz. Ainda, a morte agonizante que Ele, Seu Filho, enfrentou.
   E Jesus, imagine você, que tremenda carga de aflição e agonia que passou em Sua cabeça durante toda noite daquele Seu último dia como humano. O apóstolo Paulo, referindo-se a tudo isso e ao tipo de morte que submeteu-se, disse que o valor pago pelo resgate custou a Cristo um Alto Preço.
   E você, que talvez não soubesse que a história foi essa, olhe para dentro de si e comece a meditar... Tudo isso aconteceu há dois mil anos atrás. Aconteceu para demonstrar o amor inigualável de Deus... O amor inconfundível de Jesus... Cumprir as profecias à respeito dEle e o motivo principal pelo qual Ele morreu foi exclusivamente para salvar toda raça humana, ato inclusive você. Pense nisso!
   Esta comemoração faz nos lembrar também a maior expressão de amor já feita por nosso Pai Celestial. Jesus, por sua vez, aceitou e ofereceu voluntariamente a Sua vida humana perfeita como sacrifício. Este ato abnegado de Cristo é demonstrado pelo grande amor que teve e tem pelos pecadores. Porque, afinal, Ele nos amou primeiro! Leia João 3:16.

Fonte: Comunidade Evangélica João 3:16

   Aproveito o momento para compartilhar com vocês o primeiro projeto que o pessoal da Voa Flor fez: a melhor História de Amor sendo contada por crianças (a coisa mais linda e fofa que você irão ver). Aproveitem e compartilhem esta sementinha! Tem muitas pessoas que ainda não conhecem Jesus e não sabem do que Ele fez por elas! Baixem o vídeo, compartilhem, ponham em um DVD e presenteie alguém... Não sei. Conte isso para alguém! Espalhe o amor! :)

   
Para os nossos leitores que não são brasileiros: vocês também podem assistir o vídeo em espanhol e/ou inglês! :) 

Fonte:http://blogtemporadadasflores.blogspot.com.br/2013/03/a-historia-da-pascoa-e-santa-ceia-do.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }