SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Toda terça tem no TRIBARTE questões de vestibulares.Fique ligado!


2012 - 1º Exame de Qualificação - Questão 52
Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Ano 4, n. 11, ano 2011


A expansão do consumo de eletrodomésticos, como o televisor, foi uma das características do processo de modernização da sociedade brasileira nas décadas de 1960 e 1970. Havia, no entanto, contradições relacionadas ao exercício dos direitos políticos.
Uma dessas contradições estava associada ao seguinte aspecto:
(A) restrição do voto feminino
(B) supressão do poder legislativo
(C) proibição das associações sindicais
(D) cerceamento da representação partidária

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Política e Cultura
Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira
Subitem do programa: Autoritarismo e resistência política
Objetivo: Identificar aspecto do contexto político brasileiro relativo aos governos militares em finais da década de 1960.
Comentário da questão:
Nas décadas de 1960 e 1970, a sociedade brasileira vivenciou a aceleração do processo de modernização industrial, o que alterou os padrões de consumo, provocando, por exemplo, maior circulação de eletrodomésticos. Paralelamente, o contexto político também se modificou. Entre 1964 e 1970, implantou-se um regime de governo autoritário, que se caracterizou pela promulgação de atos institucionais e de uma nova lei de segurança nacional, além de mudanças de teor restritivo na constituição. Instalou-se a censura, legitimaram-se eleições indiretas, promoveu-se severa repressão contra grupos de oposição e cerceou-se a representação dos partidos, substituindo-se o pluripartidarismo pelo bipartidarismo. A publicidade do TV Philips, datada de 1969, faz alusão a essa conjuntura de repressão dos direitos políticos ao se remeter a uma câmara de torturas.

Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)



2012 - 1º Exame de Qualificação - Questão 49
Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Ano 4, n. 11, ano 2011

As diferenças entre a reparação dos efeitos das catástofres ocorridas no Japão e no Haiti estão relacionadas, respectivamente, a:
(A) desenvolvimento tecnológico − IDH baixo
(B) mão de obra qualificada − economia de base agrícola
(C) centralismo estatal − recursos internacionais escassos
(D) distribuição equilibrada de renda − criminalidade elevada

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Sociedade e Natureza
Item do programa: Formação histórica do mundo industrial moderno
Subitem do programa: Desenvolvimento tecnológico e transformação da natureza
Eixo interdisciplinar 2: Trabalho e Tecnologia
Item do programa 2: Relações de trabalho no mundo moderno
Subitem do programa 2: Desenvolvimento tecnológico e científico e formas de exploração dos recursos do meio ambiente
Objetivo: Explicar diferentes capacidades de reparação dos efeitos de catástrofes entre Japão e Haiti.
Comentário da questão:
No mundo atual, os efeitos de catástrofes naturais variam de acordo não só com a intensidade e a imprevisibilidade de suas ocorrências, como também em função dos padrões de desenvolvimento tecnológico e humano de cada país. Decorrentes de altos níveis de desenvolvimento, os sistemas de alerta, ao lado da efetivação de medidas de reconstrução rápidas e eficazes, interferem de maneira decisiva na reversão de cenários de destruição e no socorro de vítimas, podendo por vezes evitar o agravamento de situações de crise, ao viabilizar o atendimento hospitalar adequado e a gradativa normalização das atividades econômicas e da vida cotidiana dos cidadãos.
Os efeitos dos terremotos de grande intensidade que atingiram o Haiti, em janeiro de 2010, e o Japão, em março de 2011, como ilustrado pelas reportagens, exemplificam a relação de interdependência entre desenvolvimento tecnológico e humano e as condições de cada sociedade vir a se recuperar de devastações causadas por fatores naturais.

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
Fonte: Revista do Vestibular UERJ

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...