SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 28 de maio de 2011

O que é cordel? - Minha Princesa Cordel - Gilberto Gil e Roberta Sá

De onde vem o nome cordel?


Para entender a origem do nome, precisamos compreender como trabalhavam os vendedores de folhetos. Em sua eterna correria de feira em feira, viajando a cada dia para um lugarejo diferente, os vendedores tiveram de inventar uma maneira prática e barata de expor seus livros aos clientes e leitores. Numa livraria tradicional, os livros são colocados em estantes e prateleiras. como não podem carregar esses móveis pesados com eles, os vendedores de folhetos costumam trazer em suas malas, junto com os livros, vários rolos de barbante. Ao chegar a praça do mercado, eles esticam essas cordinhas (ou cordéis) entre dois postes ou duas árvores e nelas penduram os livrinhos abertos na página central. Foi daí que surgiu o termo literatura de cordel, que conhecemos até hoje. Nos dias de vento, os vendedores prendem os livrinhos com regadores de roupa e pronto: está montada a livraria! 

 O nome cordel está ligado à forma de comercialização desses folhetos em Portugal, onde eram pendurados em cordões, chamados de cordéis.
Fonte: Conexão do saber.


Compositor: Gilberto Gil


Minha princesa, 
Quanta beleza coube a ti 
Minha princesa, 
quanta tristeza coube a mim 

Na profundeza 
O amor cavou 
O amor furou tudo no chão 
No coração do meu sertão 
No meu torrão natal 
Meu berço natural 
Meu ponto cardeal 

Meu açúcar, meu sal 
Nossos destinos 
Desde meninos dão-se as mãos 
Nossos destinos 
De pequeninos eram irmãos 

E os desatinos 
também tivemos que vivê-los bem juntinhos 
E os caminhos nos trouxeram 
Pra esse lugar 
Aqui vamos ficar 
Amar viver lutar 
Até tudo acabar...

6 comentários:

Pedro Ferreira disse...

Ah a literatura de cordel, eu nunca comprei, mas lembro até hoje da minha professora da 3ª série explicando o cordel: uma característica da região nordeste do Brasil...

Um dia irei a uma cidadezinha do interior do sertão e vou comprar esses livrinhos...

Aline Carla Rodrigues disse...

Parabéns por ter citado a aula de sua professora, pois são poucos os alunos que conseguem fazer memória de alguém tão ilustre na vida de um ser humano.
Hoje existem sites especializados em Cordel, mas entendo que a vontade de tê-los por perto seja maior.
Bom domingo!

Anônimo disse...

Professora Aline amamos o cordel de Gilberto Gil e Roberta Sá. Em nosso trabalho há detalhes que não podemos lhe dizer agora, mas lhe garantimos que será um dos melhores trabalhos que já realizamos em sua matéria. Em nosso trabalho terá um detalhe que fará dele um trabalho especial, porque será realizado com muito carinho!
"Damos valor as coisas, não por aquilo que valem, mas por aquilo que significam"
(Gabriel_O pensador)
De: Andressa Cristina e Isabella Francisco. '-'

Aline Carla Rodrigues disse...

Parabéns meninas! Estou ansiosa para ver o trabalho pronto. Beijos.

Juliana Alves disse...

Oooi Professora, aqui é a Juliana da 802. Professora tô muito ansiosa e nervosa com esse trabalho do "Cordel".
espero que eu tenha conseguido fazer um bom trabalho. Ah.. Obrigada por ta seguindo meu blog
Beijos Professora amo muito você tchau

Aline Carla Rodrigues disse...

Eu também a amo querida! Fique tranquila, o trabalho será um sucesso! Seu blog é maravilhoso! Parabéns!Beijos.

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }