SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

"Entre o ser e o querer" de Valber Meireles



ENTRE O SER E O QUERER

Eu sou eu ou sou o que os outros querem que eu seja? Aliás nós somos
uma combinação de vários “eus”, misturados, formando a nossa
personalidade. mas como ser eu se sou essa fusão de incontáveis “eus” que
passam por nossa existência? Não sei se sou eu ou se sou “eles”. 

Confusão não é verdade?
Além do ser, temos ainda o querer. Querer ser. Somos aquilo que 

gostaríamos de ser, mas que muitas vezes nos é negado ou tirado de forma
covarde, estúpida, insana, inumana. Impedem-nos de querer.
Nossa Vontade não é respeitada, o nosso querer na realidade não é o nosso
querer, mas o que certos elementos querem que a gente queira.
Então quando não consigo exercitar os meus anseios, desejos, eu deixo de
ser eu, passo a ser o que os outros querem que eu seja; viro uma marionete
um boneco que pode ser levado, encaminhado para qualquer direção.
Apesar dos variados “eus”, ainda há o desejo de ser eu verdadeiramente.
Eis a questão: ser o que eles querem. O jogo do poder é assim. 

Quem está no poder decide a nossa vida sem nos consultar, não importa se 
queremos ou não, 
se é bom para nós ou não. Importa para os do poder o que eles querem, 
pois assim construirão o ser deles, um ser imbuído de um eu muitas
vezes ditador, preso a valores mesquinhos, longe dos anseios da essência
pura da alma humana.
Entre o ser e o querer existe a busca. O querer, se for honesto, é a ponte que
alimenta o ser, na verdade é o querer ser. Ser o quê? Justo, humano,sensato,
ordeiro, puro... Quem não quer ser a luz? Quem não quer ser a estrada? 

Quem não quer ser a essência da vida?
Numa verdadeira busca procura-se o aprimoramento do eu, a sua santificação,
definição, o entendimento de que o ser é formado de muitos quereres, angústias
sofrimentos, alegrias, enfim o querer é ( ou deveria ser ) o caminho para a
formação do ser. Ou não?
                           Publicado no Jornal Tribuna do Noroeste - 18/Setembro/2004 - Valber Meireles

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }